Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Pronto' para depor sob juramento, Trump diz que Comey mentiu

"Francamente, James Comey confirmou muitas coisas que eu havia dito, e algumas coisas que ele expôs não são verdadeiras", comentou o presidente dos EUA

Donald Trump garantiu nesta sexta-feira (9/6) estar "100% pronto" para testemunhar sob juramento a respeito da investigação sobre suas relações com a Rússia e negou ter pedido ao ex-diretor do FBI James Comey que encerrasse a investigação sobre seu ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn.

"Francamente, James Comey confirmou muitas coisas que eu havia dito, e algumas coisas que ele expôs não são verdadeiras", comentou o presidente dos EUA em entrevista coletiva hoje na Casa Branca, referindo-se ao testemunho de Comey quinta-feira (8) no Senado.

Na conversa com a imprensa, Trump descartou qualquer conluio de sua equipe de campanha com a Rússia. Negou ainda que tenha havido, de sua parte, tentativa de obstrução de Justiça na investigação sobre o general Flynn.

[SAIBAMAIS]Ao ser questionado sobre o pedido que teria feito a Comey para que "se esquecesse" de Flynn, Trump foi enfático: "Não disse isso. Repito: não disse isso. E, se tivesse dito, não teria feito nada de errado, de acordo com o que venho lendo".

Ao mesmo tempo, disse estar "100%" disponível para prestar um testemunho sob juramento ao procurador especial e independente designado para investigar o papel da Rússia nas eleições americanas de 2016, Robert Mueller.

"Ficarei feliz de poder lhe dizer (a Mueller) o mesmo que estou dizendo agora", disse Trump.

Ele garantiu que o país "saberá em breve" se existem, ou não, gravações de suas conversas com Comey na Casa Branca.

Na quinta-feira, o ex-diretor do FBI ofereceu um testemunho demolidor no Senado, durante o qual acusou o presidente Trump de mentir para os americanos.