Agência France-Presse
postado em 12/06/2017 08:50
Milhares de turistas tentavam fugir nesta segunda-feira da região montanhosa de Darjeeling, nordeste da Índia, com medo da violência em plena agitação separatista. Centenas de soldados patrulhavam a cidade de Bengala Ocidental, construída em uma paisagem de plantações de chá, enquanto os turistas faziam as malas. "Até domingo, 7.000 turistas abandonaram Darjeeling", declarou à AFP Pradip Lama, diretora da associação de agentes de viagens de Darjeeling. Quase 70% das reservas foram canceladas.
[SAIBAMAIS]Os gurkhas, uma etnia de origem nepalesa, fazem campanha há décadas para tirar a região do estado de Bengala Ocidental e obter seu próprio estado dentro da União Indiana. A tensão aumentou com a decisão recente que determina o ensino obrigatório da língua bengalesa nas escolas de Darjeeling.
O partido Gorkha Janmukti Morcha (GJM) convocou uma greve geral e recomendou aos visitantes que abandonassem Darjeeling para preservar sua segurança.A Índia tem muitos grupos que organizam campanhas similares para obter seu próprio Estado. A última campanha neste sentido que teve sucesso permitiu a criação do estado de Telangana, produto da divisão de Andhra Pradesh em 2014.