Mundo

Governo Trump cancela política de Obama para famílias de imigrantes ilegais

A política de 2014, conhecida como DAPA (Ação Diferida para Pais de Americanos e Residentes Permanentes Legais), pretendia ajudar as famílias dos filhos dos chamados "dreamers" a permanecer juntos, sem a ameaça de deportação

Agência France-Presse
postado em 16/06/2017 08:33

O governo de Donald Trump anunciou na quinta-feira o cancelamento da política estimulada pelo antecessor Barack Obama para permitir a milhões de imigrantes ilegais, pais de crianças nascidas nos Estados Unidos, a permanecer no país.

[SAIBAMAIS]A política de 2014, conhecida como DAPA (Ação Diferida para Pais de Americanos e Residentes Permanentes Legais), pretendia ajudar as famílias dos filhos dos chamados "dreamers" a permanecer juntos, sem a ameaça de deportação.

A DAPA não chegou a ser implementada, depois que 26 estados tiveram sucesso em uma ação em um tribunal federal do Texas para bloquear a medida, uma decisão mantida pela Suprema Corte após uma votação apertada.

A DAPA teria beneficiado, segundo algumas estimativas, quase quatro milhões de pessoas - aquelas com filhos nascidos nos Estados Unidos que estavam no país antes de 2010.

O Departamento de Segurança Interna anunciou o abandono da DAPA, com o apoio do Departamento de Justiça.

Mas prosseguem com a política de 2012 de Obama conhecida como DACA (Ação Diferida para a Chegada de Crianças), que permitia às pessoas que entraram no país ilegalmente quando eram menores de idade a permanecer e estudar ou trabalhar com permissões renováveis a cada dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação