Mundo

Exército da Síria declara cessar-fogo de 48h em Dara

O exército sírio anunciou neste sábado (17/6) que suspendeu por 48 horas todas as operações de combate na cidade de Dara, no sul da Síria, em apoio à reconciliação nacional

Agência Estado
postado em 17/06/2017 17:32

O exército sírio anunciou neste sábado (17/6) que suspendeu por 48 horas todas as operações de combate na cidade de Dara, no sul da Síria, em apoio à reconciliação nacional.

O anúncio foi feito dias após a cidade ter sido palco de alguns dos piores combates em meses, em meio a temores de ativistas da oposição de que o governo tentará capturar Dara, onde a guerra civil do país começou em 2011.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com ativistas, um acordo negociado em maio por Irã, Rússia e Turquia não trouxe nenhum alívio para a cidade. O acordo abrange quatro zonas na Síria onde os rebeldes estão lutando contra as forças pró-governo.

[SAIBAMAIS]

Ainda neste sábado (17/6), a Rússia propôs as datas de 4 e 5 de julho para uma rodada de negociações de paz na capital do Cazaquistão, Astana. "Nós sugerimos essas datas e parece que todos estão de acordo", disse o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, em declarações veiculadas pela agência de notícias TASS.

Rússia, Turquia e Irã, que apoiam lados opostos na guerra civil da Síria, realizaram várias rodadas de conversações de paz em Astana neste ano, reunindo o governo sírio e as forças rebeldes. A rodada de julho deverá finalizar os detalhes sobre as chamadas "zonas seguras" a serem estabelecidas na Síria.

Bogdanov disse que a Rússia também espera progressos durante uma cúpula do G-20 da Alemanha, em 7 de julho. Já o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, disse que planeja uma nova rodada de negociações de paz em Genebra no próximo mês.

O objetivo é que os delegados cheguem à cidade suíça no dia 9 de julho e que as negociações - a sétima rodada até o momento - comecem no dia seguinte. O escritório do enviado especial não especificou quanto tempo a rodada deverá durar, mas disse que de Mistura pretende convocar novas rodadas de negociações para agosto e setembro. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação