Mundo

Governo do Reino Unido prolonga calendário parlamentar para examinar Brexit

Primeira-ministra, Theresa May, removeu do calendário parlamentar o Discurso da Rainha do ano que vem, para que membros do Parlamento tenham tempo para examinar as complexas leis do Brexit

postado em 17/06/2017 22:37

A primeira-ministra britânica, Theresa May, removeu do calendário parlamentar o Discurso da Rainha do ano que vem, para que membros do Parlamento tenham mais tempo para examinar as complexas leis do Brexit, informou a Sky News. May abrirá na próxima quarta-feira (21/6) os trabalhos do Parlamento, que se prolongarão por dois anos em vez do ano legislativo tradicional.

Leia mais notícias em Mundo

Com a decisão, o governo também admite que terá duras batalhas parlamentares pela frente. Sem o Discurso da Rainha em 2018, o governo evita ter de passar por outra votação de seu programa legislativo no auge das negociações do Brexit.

[SAIBAMAIS]

O Discurso da Rainha, que estabelece o programa legislativo para o governo, é um grande momento no calendário parlamentar. Mas May foi obrigada a adiar a abertura oficial do Parlamento por dois dias, até a próxima quarta-feira, enquanto busca um acordo formal com o Partido Unionista da Irlanda do Norte (DUP) para sustentar seu governo de minoria, depois de perder a maioria absoluta nas eleições de 9 de junho.

O Discurso da Rainha também foi retirado do calendário em 2011, durante o então governo de coalizão de David Cameron. Na época, membros do governo argumentaram que isso daria ao Parlamento mais tempo para examinar a pesada agenda legislativa, enquanto o Partido Trabalhista classificou a manobra como "abuso de poder" destinado a facilitar a aprovação de leis polêmicas.

Andrea Leadsom, líder da Câmara dos Comuns, disse que o Brexit vai exigir "uma quantidade substancial de leis". "Construiremos o consenso mais amplo possível para os nossos planos para o Brexit, e isso significa dar ao Parlamento o maior tempo possível para examinar esses projetos de lei, realizando uma sessão de dois anos", disse.

Segundo o governo, o Discurso da Rainha na próxima quarta-feira vai incluir o projeto de lei chamado de "Great Repeal Bill", que converte leis da União Europeia em legislação britânica, e outras leis do Brexit que envolvem leis de imigração. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação