As tropas do regime sírio e a aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos se enfrentaram pela primeira vez neste domingo (18/6) na Síria, na província de Raqa (norte), onde as duas forças rivais estão geograficamente perto uma da outra, informou o ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Segundo a OSDH, houve combates à noite em duas aldeias situadas a cerca de 40 km ao sul da cidade de Raqa, pouco depois de o exército sírio ter acusado a coalizão internacional dirigida por Washington de ter derrubado um de seus aviões na região.
[SAIBAMAIS]
"É a primeira vez que há realmente combates entre os dois grupos na Síria", declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório, que tem uma ampla rede de fontes no país em guerra.
Segundo a OSDH, os combates aconteceram nos povoados de Shuwayhan e Jaaydin, de onde o regime expulsou nas últimas horas o grupo ultrarradical Estado Islâmico.
Pouco antes do início dos combates, o exército sírio acusou a coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos de ter abatido um de seus aviões na região de Resafa, perto das duas aldeias. A derrubada, confirmada pela coalizão, e os confrontos são uma escalada perigosa.