Mundo

Quatro civis e um militar morreram em ataque a resort no Mali

Segundo o governo do Mali, trata-se de um ataque jidahista

Agência France-Presse
postado em 19/06/2017 14:49
Quatro civis e um militar maliense morreram no ataque extremista a um resort frequentado por estrangeiros perto de Bamako, capital do Mali, anunciou nesta segunda-feira (19/06) o ministro da Segurança, Salif Traoré.
Entre as vítimas civis estão dois trabalhadores da União Europeia (UE), uma maliense e um português, segundo indicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"Lamentavelmente, posso confirmar que houve duas vítimas entre nossos colegas da UE", indicou Mogherini em uma coletiva de imprensa após uma reunião dos chanceleres europeus em Luxemburgo.

As vítimas são um cidadão português que trabalhava para a missão de treinamento e formação do exército do Mali e uma maliense que "trabalhava para a delegação europeia" nesse país africano, explicou Mogherini.

O número de agressores não foi informado, mas pelo menos quatro deles morreram, segundo o ministro Salif Traoré.

Os agressores atacaram um resort em Kangaba, uma área de lazer situada na periferia de Bamako e muito visitado por estrangeiros. O atentado lembra outros cometidos pelos grupos radicais do Sahel nos últimos anos, como o da estação balneária da Costa do Marfim de Grand-Bassam (março de 2016, 19 mortos, incluindo oito estrangeiros).

"Foi um ataque jihadista. As forças especiais malienses intervieram" contra os agressores, declarou Traoré.

Depois de horas de perseguição, "nós recuperamos os corpos de dois agressores que foram mortos", disse Salif Traore a jornalistas, acrescentando que estavam "procurando os corpos de outros dois corpos", e sem informar se outros agressores teriam fugido.

"Eliminamos cinco terroristas", afirmou depois à AFP, sem indicar as nacionalidades dos envolvidos.

"Conseguimos resgatar cerca de 36 clientes e trabalhadores do resort", acrescentou, entre eles cerca de quinze franceses e malienses.

Uma hóspede franco-gabonesa morreu no hospital e outra vítima fatal está sendo identificada, segundo o ministério.

As forças especiais malienses contaram com o apoio dos militares da operação francesa antijihadista Barkhane e da missão da ONU (Minusma).

Os atacantes gritaram "Allah akbar" (Allah é grande), contaram as várias pessoas resgatadas.

A Forsat (Força especial antiterrorista), criada em 2016, "foi deslocada para o local", informou a televisão pública ORTM, acrescentado que o evento "pode se tratar de um ataque terrorista".

Uma testemunha explicou a jornalista que viu um homem chegar em uma moto e depois disparar contra a multidão. Havia também "duas ou três pessoas" em outro veículo.

Os moradores locais relataram à AFP ter ouvido disparos provenientes do local atacado, de onde vinha uma fumaça, constatou um jornalista da AFP, enquanto as forças de segurança chegavam ao lugar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação