Mundo

Morre Joel Joffe, o advogado de defesa de Mandela, aos 85 anos

Joffe fez parte da equipe de defesa de Mandela no julgamento de Rivonia, que levou Mandela à condenação assim como outros dirigentes do Congresso Nacional Africano

Agência France-Presse
postado em 20/06/2017 10:43
Londres, Reino Unido - Joel Joffe, o advogado de Nelson Mandela no julgamento de Rivonia que condenou o futuro presidente sul-africano à prisão perpétua, morreu em Londres, aos 85 anos. Nascido na África do Sul, morreu no domingo na capital britânica, onde residia desde 1965, informou a organização Oxfam, da qual foi presidente.

[SAIBAMAIS]Joffe fez parte da equipe de defesa de Mandela no julgamento de Rivonia - o subúrbio de Johannesburgo onde foi detida a maioria dos acusados-, e no qual nasceu a lenda do líder antiapartheid.

A Fundação Nelson Mandela prestou uma homenagem ao advogado falecido. "Expressamos nossos pêsames a sua família e amigos, companheiros e todas as pessoas que o ajudaram durante sua vida de advogado", afirma um comunicado.

O ativista britânico contra o regime racista sul-africano, Peter Hain, declarou que Joffe foi uma "figura icônica" que jamais buscou a fama e se limitava a ajudar as pessoas.

O processo de Rivonia foi realizado em Pretória, entre outubro de 1963 e junho de 1964, ante a Suprema Corte do país, e levou Mandela à condenação assim como outros dirigentes do Congresso Nacional Africano, movimento antiapartheid.

Esse processo marcou um momento histórico na luta contra o apartheid.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação