Mundo

Rei da Arábia Saudita anuncia o filho como novo príncipe herdeiro

Ao nomear o filho Mohamed como príncipe herdeiro, o rei abre o caminho ao trono para a segunda geração da dinastia Al Saud

Agência France-Presse
postado em 21/06/2017 08:33
O rei Salman da Arábia Saudita nomeou por decreto nesta quarta-feira (21/6) seu filho Mohamed como novo príncipe herdeiro, em substituição a seu primo Mohamed Bin Nayef, que foi destituído. Novo homem forte do reino, o jovem Mohamed Bin Salman, de 31 anos, confirma assim a meteórica ascensão desde que foi nomeado ministro da Defesa e depois vice-príncipe herdeiro pelo pai, que assumiu o trono no início de 2015, após a morte do meio-irmão Abdullah.

Ao nomear o filho Mohamed como príncipe herdeiro, o rei abre o caminho ao trono para a segunda geração da dinastia Al Saud. Segundo o decreto real publicado pela agência oficial SPA, Mohamed Bin Salman foi nomeado ainda vice-premier e manteve o cargo de ministro da Defesa.

[SAIBAMAIS]Ao mesmo tempo, o príncipe Mohamed Bin Nayef, apreciado no Ocidente por sua ação contra o extremismo religioso, também foi despojado por decisão do rei de suas funções de vice-premier e ministro do Interior. O soberano também nomeou por decreto o príncipe Abdel Aziz Bin Saud Bin Nayef bin Abdel Aziz Al Saud como novo ministro do Interior.

O até agora príncipe herdeiro e ministro do Interior, de 57 anos, elogiou a nomeação de seu sucessor em uma carta enviada ao rei Salman, informou uma fonte do governo saudita. A televisão estatal exibiu imagens que mostravam um cumprimento com beijo entre os dois homens após o anúncio. O soberano saudita convidou os integrantes da família real e diversas autoridades para uma reunião nesta quarta-feira à noite no palácio de Meca para jurar lealdade ao novo príncipe herdeiro.



Segunda geração
Mohamed Bin Salman, considerado um reformista, acumulava até agora diversos cargos: ministro da Defesa, segundo vice-primeiro-ministro, conselheiro especial do soberano ey, sobretudo, a presidência do Conselho de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento, órgão que supervisiona a Saudi Aramco, principal empresa produtora de petróleo do mundo.

Sua nomeação como herdeiro ao trono foi aprovada por 31 dos 34 membros do Conselho da Lealdade, de acordo com o canal estatal El-Ikhbariya. O Conselho da Lealdade tem como principal função designar o príncipe herdeiro pela maioria de seus membros. O organismo foi criado em 2006 para garantir uma transição pacífica do poder na Arábia Saudita, uma monarquia ultraconservadora do Golfo e maior potência petroleira do mundo.

Ao nomear o filho príncipe herdeiro, o rei Salman modificou por decreto a ordem de sucessão, que estava exclusivamente reservada aos filhos diretos do fundador do reino, Abdel Aziz, para ampliá-lo aos netos deste último. A medida abre o caminho para que o príncipe Mohamed Bin Salman suceda o pai em caso de vazio de poder, mas também para que a segunda geração dos Al Saud subam ao trono.

A decisão importante acontece em um momento de crise entre o Catar, de um lado, e a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo do outro, após a ruptura em 5 de junho de suas relações com o governo de Doha, acusado pelos vizinhos de apoiar o "terrorismo" e de aproximação com o Irã, grande rival do reino saudita na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação