Jornal Correio Braziliense

Mundo

Intenções protecionistas de Trump para os EUA preocupam setor aeronáutico

Denunciado por Trump como prejudicial para os interesses de seu país, o acordo permitiu nos últimos 20 anos o desenvolvimento da indústria aeronáutica no Canadá e no México


Incerteza
"Há algumas questões nos âmbitos da política internacional e interna que tornariam nosso setor mais competitivo, mas para nós a resposta deve consistir em boas políticas públicas, e não em deteriorar as relações existentes (...) com nossos parceiros internacionais", acrescentou.

O Nafta estimulou o crescimento das indústrias aeronáuticas canadense e mexicana e incitou as empresas americanas a investir. O México, um dos alvos favoritos de Trump, atraiu cerca de 800 milhões de dólares em investimentos diretos americanos nesse setor, graças a uma mão de obra mais barata, segundo um estudo da consultora PwC.

"As negociações sobre o ;made in Estados Unidos; preocupam a AIA por suas consequências imprevisíveis sobre os fornecedores" caso se volte a erguer barreiras alfandegárias, opina Robin Lineberger, responsável mundial do setor aeronáutico na consultora Deloitte.

"No setor, produzimos peças que devem ser certificadas por motivos de segurança", explica à AFP. Portanto, repatriar uma linha de produção aeronáutica aos Estados Unidos seria "muito mais complexo do que no caso de uma fábrica clássica".

Os industriais também se perguntam se Trump traduzirá em ações sua retórica exaltada e às vezes contraditória. "Há uma preocupação em relação às consequências das políticas públicas, já que existem distintas versões", comenta Lineberger. "No mundo todo, os negócios prosperam com previsibilidade. Se há certeza e estabilidade no processo político, orçamentário, normativo e financeiro, tudo isso sustenta o setor", opina Nathan.

Esta semana, a fabricante Lockheed Martin anunciou que seu avião de combate F-16 será logo produzido na Índia, inclusive para as exportações. A companhia informou, contudo, que o contrato "apoia os milhares de empregos de Lockheed Martin e de fornecedores nos Estados Unidos".