Mundo

Restos de Dalí serão exumados devido a processo de paternidade

Pilar Abel Martínez iniciou há dois anos um processo por paternidade, depois que sua família a informou que ela era a única descendente de Salvador Dalí

Agência France-Presse
postado em 26/06/2017 17:04
Pintor espanhol Salvador Dalí Uma juíza espanhola ordenou a exumação dos restos do gênio surrealista Salvador Dalí com o objetivo de determinar se ele é o pai biológico de uma mulher nascida em Figueras, a cidade natal do artista, na Catalunha, informou a justiça nesta segunda-feira (26/6).
Pilar Abel Martínez, de 61 anos, iniciou há dois anos um processo por paternidade, depois que sua família a informou que ela era a única descendente do gênio catalão falecido há 28 anos e enterrado em Figueras.

"Ordeno a prática do teste biológico de investigação da paternidade de María Pilar Abel Martínez em relação a Salvador Dalí Dom;nech e em seu mérito ordeno a exumação do cadáver e obtenção de amostras", aponta a juíza María del Mar Crespo, do tribunal de primeira instância de Madri.

Em sua decisão, datada em 20 de junho, a juíza estima que "a obtenção de restos ósseos e/ou peças dentais" do artista é necessária por não existirem "restos biológicos nem objetos pessoais com os quais praticar o teste".

Cabe recurso da decisão, afirmou o tribunal.

A Fundação Salvador Dalí, que administra e protege o patrimônio do artista, definiu esta decisão como "mais um passo dentro deste processo" e anunciou que apresentará um recurso contra a exumação nos próximos dias.

Relação clandestina

Pilar Abel Martínez, nascida em 1956 em Figueras, assegura ser a única filha do pintor surrealista, que compartilhou quase toda a sua vida com Gala Eluard Dalí, sua musa e grande amor.

Em uma entrevista pouco precisa dada em março de 2015 à televisão catalã TV3, Pilar Abel explicou que sua mãe e Dalí mantiveram uma relação clandestina quando ela trabalhava no pequeno enclave costeiro de Port-Lligat (Cadaqués), onde o artista passava longas temporadas.

Contou que, após ficar grávida, sua mãe se casou com outro homem, e meses depois ela nasceu. Quando tinha oito anos, sua avó paterna lhe disse: "Sei que você não é filha do meu filho, sei que o seu pai é um grande pintor".

"E me disse o nome, Dalí", assegurou. Segundo ela, sua mãe lhe confirmou essa versão, antes de sofrer de demência senil.

Segundo seu advogado, Enrique Blánquez, a história é "mais ou menos conhecida no povoado". "Há testemunhas, se não houvesse uma mínima base probatória, não se aprovaria esta decisão", disse à AFP.

Falou especificamente de uma testemunha "que trabalhava para Dalí e que Dalí lhe pagava para que investigasse o que a mãe de Pilar Abel fazia".

Antes de apresentar este processo contra o Ministério da Fazenda e a fundação, herdeiros legítimos do artista, Abel tentou provar sua filiação com supostos restos com material genético do artista que tinham sido conservados mas, segundo seu advogado, nunca recebeu os resultados destes testes.

No início, o caso foi conduzido pelo advogado Francesc Bueno, conhecido por ter representado um garçom catalão que dizia ser filho do rei emérito Juan Carlos I, uma ação que foi arquivada pelo tribunal supremo.

Segundo a imprensa local, a mulher denunciou sem sucesso em 2005 o escritor espanhol Javier Cercas por um personagem do romance "Soldados de Salamina" que supostamente se assemelhava a ela. Em 2011, foi denunciada por uma cliente por uma fraude no valor de 1.000 euros.

Genialidade e extravagância

O artista catalão Salvador Dalí, uma das figuras mais destacadas do surrealismo, morreu aos 84 anos em 24 de janeiro de 1989 em um hospital de Figueras depois de uma vida intensa e agitada, alimentada por suas criações geniais e suas extravagâncias.

Está enterrado no teatro-museu de Figueras, concebido por ele próprio, que recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes em 2016.

Rico e desesperado, viveu seus últimos sete anos recluso em seu castelo de Púbol, a poucos quilômetros de Gerona, rodeado de cuidadores e ajudantes.

Ele se mudou para lá para não se separar de sua esposa Gala, que morreu em 1982 e está enterrada em uma cripta especialmente preparada para ela.

Em suas últimas vontades, pediu para descansar ali, em um túmulo que tinha preparado ao lado do da sua amada, mas por fim foi enterrado em sua cidade natal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação