Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama visita templo em férias de família na Indonésia

A família Obama chegou à cidade de Yogyakarta, no centro de Java, e foi direto explorar o Borobudur, um antigo templo budista construído nos séculos 8 e 9


A família Obama chegou à cidade de Yogyakarta, no centro de Java, e foi direto explorar o Borobudur, um antigo templo budista construído nos séculos 8 e 9.

"Obama é fascinado por Borobudur, e ele lembra que viu este templo quando era criança", disse Edy Setijono, chefe do complexo de gerenciamento do templo, que acompanhou a família no local.

Obama passou quatro anos na Indonésia no final da década de 1960, em Jacarta, depois de sua mãe se casar com um indonésio, depois do fim do casamento com o pai queniano.

Durante esses anos, sua mãe e seu padrasto indonésio o levaram algumas vezes a Yogyakarta durante as férias escolares.

Antes da sua chegada a Yogyakarta, a família visitou a ilha turística de Bali, onde foram a um templo hindu e caminhou por plantações de arroz.

No dia 30 de junho, Obama e sua família devem visitar Jacarta.

Muitos indonésios sentem uma forte simpatia por Obama devido à sua exposição inicial à cultura indonésia. Há uma estátua de bronze de dois metros de altura do ex-presidente em sua antiga escola.

A estátua de "Little Barry" - como Obama era conhecido por seus amigos da escola indonésia - retrata o menino Obama vestido com shorts e uma camiseta, com uma borboleta empoleirada em sua mão.

Quando estiver na capital, Obama se reunirá com o presidente Joko Widodo e fará um discurso na convenção sobre a diáspora da Indonésia.