Mundo

Primeira-ministra britânica encara primeiro teste no Parlamento

Uma rebelião de sua bancada - dividida, entre outros temas, pela saída da União Europeia (UE) ou a austeridade orçamentária - colocaria o cargo de May em risco

Agência France-Presse
postado em 29/06/2017 09:39
A primeira-ministra britânica, Theresa May.O governo da primeira-ministra conservadora britânica Theresa May enfrenta nesta quinta-feira (29/6) um voto de confiança no Parlamento, três semanas depois de perder a maioria absoluta nas eleições.

A Câmara dos Comuns se pronunciará durante a tarde sobre os planos do governo para os próximos dois anos, apresentados no início da legislatura no tradicional discurso da rainha.

May deve superar a votação depois de conseguir o apoio do Partido Unionista Democrata (DUP) norte-irlandês, que tem 10 deputados, que devem apoiar os 317 conservadores.

A aliança dos dois partidos deveria ser suficiente em uma Câmara com 650 deputados, mas a autoridade de May ficou seriamente abalada após as eleições, que ela convocou de modo antecipado quando tinha uma confortável maioria absoluta com a esperança de ampliá-la ainda mais.

Uma rebelião de sua bancada - dividida, entre outros temas, pela saída da União Europeia (UE) ou a austeridade orçamentária - colocaria o cargo de May em risco.

A maioria das leis anunciadas no discurso da rainha Elizabeth II na semana passada envolvem a saída britânica da UE, cujas negociações formais começaram há poucos dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação