Mundo

Homem com esquizofrenia joga carro contra barreira de mesquita na França

O motorista, que era o proprietário do veículo, foi detido mais tarde "sem incidentes" e permanece preso

Agência France-Presse
postado em 30/06/2017 12:01
Um homem que sofre de esquizofrenia jogou seu veículo várias vezes na quinta-feira (29/6) contra a barreira de proteção de uma mesquita em Créteil, ao sul de Paris, em um incidente que não deixou feridos. Líderes muçulmanos denunciaram "uma tentativa de ataque".

O homem de 43 anos, de origem armênia e desempregado, havia sido hospitalizado em duas ocasiões, em 2006 e em 2007, por esquizofrenia, segundo informou nesta sexta-feira (30/6) a justiça francesa. Ele está atualmente em tratamento médico. "Ele será submetido a um exame psiquiátrico para verificar se compreende o que é dito", indicou a Procuradoria.

Segundo a polícia da capital francesa, durante a tarde de quinta-feira um homem ao volante de um veículo 4x4 "atingiu várias vezes os cones e as barreiras de proteção da mesquita de Créteil". "Como não conseguiu superar os obstáculos, continuou seu caminho (...) e fugiu".

O motorista, que era o proprietário do veículo, foi detido mais tarde "sem incidentes" e permanece preso. Durante a noite, a polícia realizou uma batida na casa do homem, informou uma fonte ligada ao caso. Segundo a fonte, o homem fez "comentários confusos relacionados aos atentados" jihadistas ocorridos na França a partir de 2015 e que deixaram 239 mortos. Segundo as autoridades, o detido não estava sob o efeito de bebida alcoólica.

O chefe da polícia de Paris, Michel Delpuech, afirmou que está em andamento uma investigação para "precisar os motivos do motorista e determinar sua responsabilidade penal". Em um comunicado, o reitor da Grande Mesquita de Paris, Dalil Boubakeur, denunciou a "agressão criminosa" e o "ato de islamofobia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação