Mundo

Nobel da Paz Liu Xiaobo deve escolher tratamento médico, diz UE à China

Liu foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", após reivindicar reformas democráticas na China

Agência France-Presse
postado em 01/07/2017 14:09
Ativista com cartaz de Liu Xiaobo, em uma vigília em Hong Kong, no último 29 de junhoA União Europeia (UE) pediu ao governo chinês, neste sábado (1;), que permita ao Prêmio Nobel da Paz e dissidente político Liu Xiaobo, com câncer em fase terminal, seguir o tratamento médico de sua escolha, inclusive no exterior. Esta semana, a Justiça determinou sua liberdade por questões de saúde, depois de ter sido diagnosticado com um câncer de fígado em estágio terminal no início de junho.

Em 2009, Liu foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", após reivindicar reformas democráticas no país. Em um comunicado, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse que a saúde de Liu Xiaobo continua a se deteriorar.

[SAIBAMAIS]"A União Europeia espera que a República Popular da China lhe conceda a liberdade condicional por motivos humanitários e lhe permita receber assistência médica no lugar que escolher na China, ou no exterior", declarou. "Também esperamos que a China retire todas as limitações de movimento à mulher de Liu e aos membros de sua família", acrescentou. "Devem poder se reunir e receber visitas daqueles que desejarem e ter a possibilidade de se comunicar livremente com o mundo exterior", insistiu Mogherini.

Amigos da família desse Nobel da Paz, de 61 anos, relatam que Liu e sua esposa, Liu Xia, querem poder viajar para o exterior para que ele seja tratado do câncer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação