Mundo

China qualifica de 'séria provocação' presença de navio dos EUA

Pequim respondeu com o envio de embarcações militares e aviões de combate

Agência France-Presse
postado em 02/07/2017 21:12
Pequim - A China denunciou este domingo (2/7) como uma "séria provocação política e militar" a presença de um navio de guerra americano nas imediações de uma ilha ocupada por Pequim no mar da China Meridional, em uma nova escalada de tensão entre as duas superpotências.

Pequim respondeu com o envio de embarcações militares e aviões de combate como medida de advertência contra o navio americano, indicou o porta-voz da chancelaria chinesa Lu Kang, em uma declaração difundida no domingo pela agência estatal Xinhua.


O destróier "USS Stethem" passou a menos de 12 milhas náuticas (22 km) da ilha Triton, que faz parte do arquipélago das ilhas Paracel, território que também é reivindicado por Taiwan e pelo Vietnã, indicou em Washington um funcionário do governo americano.

"A China urge energicamente à parte americana colocar fim imediatamente a esse tipo de provocação que viola a soberania da China e ameaça sua segurança", indicou o porta-voz da cancelaria, acrescentando que Pequim continuará adotando todas as medidas necessárias para defender a soberania e a segurança nacionais, segundo a Xinhua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação