Mundo

Fed: empresários menos otimistas diante de incertezas sobre Trump

Os índices de inflação dividiram os participantes da reunião. A maioria acredita que a baixa inflação recente é transitória

Agência France-Presse
postado em 05/07/2017 17:34

Os empresários americanos estão menos otimistas graças às incertezas que cercam a política econômica do presidente Donald Trump, expressaram os membros do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), segundo a ata de sua última reunião, divulgada nesta quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Os índices de inflação dividiram os participantes da reunião. A maioria acredita que a baixa inflação recente é transitória. Mas "diversos participantes expressaram sua preocupação acerca da possibilidade de desaceleração da meta do comitê de 2% de inflação a longo prazo".

A ata mostra as deliberações da reunião do último mês, quando o Fed aumentou as taxas de juros em 0,25%, para entre 1% e 1,25%. Apesar de ser esperada, a alta consternou economistas, devido à baixa inflação no país.

As projeções do comitê estimam taxas de juros estáveis até o próximo ano, mas algums membros "estavam menos confortáveis com o grau de reforço das medidas adicionais até o fim do ano que vem" indicado na previsão feita pelo Fed em junho.

Alguns integrantes do comitê de política monetária do Fed também manifestaram sua inquietação com os altos preços das ações em Wall Street. Isso poderia desestimular a manutenção das baixas taxas de juros, que favorecem "um acúmulo de riscos à estabilidade financeira", diz a ata.

Os integrantes do comitê também se dividiram acerca de quando dar início à redução do balanço partimonial do Fed de 4,5 trilhões do dólares. Alguns defenderam o começo dentro de alguns meses, outros, um prazo mais longo, mas tudo indica que o processo deve acontecer ainda neste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação