Mundo

Anistia Internacional exige libertação imediata de ativistas detidos

Até o momento, a polícia turca não fez qualquer comentário sobre a situação, e os motivos da detenção são desconhecidos

postado em 06/07/2017 09:00
O secretário-geral da Anistia Internacional (AI), Salil Shetty, manifestou-se nesta quinta-feira (6/7) ;profundamente indignado; com a detenção de elementos da organização na Turquia. Ele denunciou o ;abuso de poder grotesco; das autoridades e exigiu a libertação imediata e incondicional dos ativistas detidos. A informação é da Agência Lusa.

;Estamos profundamente perturbados e indignados com a detenção descarada, sem acusação formal, de alguns dos mais destacados ativistas dos direitos humanos, incluindo a diretora da Anistia Internacional na Turquia;, afirmou Shetty em comunicado enviado às redações.

;A detenção dela [Idil Eser] e de outros ativistas dos direitos humanos que participavam de uma ação de rotina, constitui abuso de poder grotesco e mostra a situação precária que os ativistas dos direitos humanos enfrentam no país;, acrescentou o secretário-geral da AI.

;Idil Eser e aqueles que foram detidos com ela devem ser libertados imediata e incondicionalmente;, exigiu o líder da organização.

Os líderes das 20 maiores economias do mundo, que se reúnem em Berlim, na Cúpula do G20, têm sido ;extraordinariamente tolerantes com a dissolução dos direitos humanos na Turquia;, acusa o líder da Anistia no comunicado.

;Aproveitando a presença do presidente [Recep Tayyip] Erdogan entre eles, esta seria uma boa oportunidade para apelarem à libertação de todos os defensores dos direitos humanos atualmente detidos; na Turquia, sugeriu Salil Shetty.

Idil Eser, diretora da Anistia Internacional naquele país, foi detida pela polícia turca nessa quarta-feira (5), junto com mais sete ativistas, no momento em que participava de um ato sobre segurança da informação em Buyukada, uma ilha ao largo de Istambul.

Até o momento, a polícia turca não fez qualquer comentário sobre a situação, e os motivos da detenção são desconhecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação