Mundo

Inundações deixam dois mortos e 18 desaparecidos no sudoeste do Japão

O governo anunciou o balanço de 18 desaparecidos, incluindo um menino que teria sido arrastado pela correnteza, nas províncias de Fukuoka e Oita

Agência France-Presse
postado em 06/07/2017 09:03
Um rio flui após inundações pesadas em Asakura, prefeitura de FukuokaAs grandes inundações registradas nesta quinta-feira (7/8) no sudoeste do Japão, que destruíram casas e estradas, deixaram ao menos dois mortos e 18 desaparecidos. A meteorologia prevê mais chuvas, enquanto as autoridades solicitam a milhares de moradores que abandonem a região.

Um total de 7.500 soldados e socorristas foram mobilizados, anunciou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, para resgatar pessoas bloqueadas pelas inundações e retirá-las de áreas ameaçadas por deslizamentos, inclusive com o auxílio de um helicóptero.

"Estamos em uma situação muito grave", afirmou o vice-primeiro-ministro Taro Aso em uma reunião de emergência. O chefe de Governo, Shinzo Abe, está em Bruxelas. "Ainda podem acontecer deslizamentos e muitas pessoas estão desaparecidas", disse o vice-premier.


O governo anunciou o balanço de 18 desaparecidos, incluindo um menino que teria sido arrastado pela correnteza, nas províncias de Fukuoka e Oita, na ilha meridional de Kyushu, que registraram 540 mm de chuva em 24 horas, o equivalente a um mês e meio de tempestades.

Um homem morreu na cidade de Asakura, a 900 quilômetros de Tóquio, uma das mais afetadas, informou a imprensa local. A imprensa também informou sobre a morte de outra pessoa em um deslizamento em Hita, no município de Oita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação