Mundo

Macron convida Trump ao 14 de Julho para tirar presidente do isolamento

Macron "deseja agir para que o presidente dos Estados Unidos não fique isolado. Às vezes, ele toma decisões contundentes que lamentamos, como, por exemplo, em relação ao clima", continuou o porta-voz do governo

Agência France-Presse
postado em 06/07/2017 09:29
O presidente francês, Emmanuel Macron, convidou o presidente americano, Donald Trump, para uma visita a Paris no feriado nacional de 14 de Julho para "lhe estender a mão" e "atraí-lo para o círculo", evitando seu "isolamento" - explicou o porta-voz do governo, Christophe Castaner, nesta quinta-feira (6/7).

O convite de Macron a Trump, feito por ocasião do tradicional desfile da festa nacional francesa nos Champs Élysées, também tem um conteúdo histórico, uma "dimensão política", disse Castaner à rede LCI.

Macron "deseja agir para que o presidente dos Estados Unidos não fique isolado. Às vezes, ele toma decisões contundentes que lamentamos, como, por exemplo, em relação ao clima", continuou o porta-voz do governo.

"Ao lhe estender a mão, como o fará simbolicamente nesse dia, Macron pode atrair o presidente dos Estados Unidos para o círculo", acrescentou.

Trata-se da "estratégia francesa que considera que não devemos dizer às pessoas ;você não está mais no círculo, não queremos falar com você;. Pelo contrário, devemos falar de forma sistemática. Seja para tentar buscar a paz na Síria, seja para lutar contra a mudança climática", afirmou, acrescentando que "devemos estar no coração do sistema".

Na semana passada, sem esconder suas divergências com Trump, o presidente Macron pediu que "não se rompa" com os Estados Unidos, "nem se isole o país".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação