Mundo

Manifestantes e polícia se confrontam antes do encontro do G-20

As autoridades informaram que as manifestações podem reunir até 100 mil pessoas nas ruas de Hamburgo, cidade que será cenário nesta sexta-feira do aguardado primeiro encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 07/07/2017 07:20
As autoridades informaram que as manifestações podem reunir até 100 mil pessoas nas ruas de Hamburgo, cidade que será cenário nesta sexta-feira do aguardado primeiro encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos
Hamburg, Alemanha -Novos confrontos foram registrados nesta sexta-feira em Hamburgo entre a polícia e os manifestantes antiglobalização, que incendiaram algumas viaturas das forças de segurança. A polícia revisou o balanço dos confrontos durante a madrugada de sexta-feira, que deixaram 111 feridos entre as forças de segurança, de acordo com a agência de notícias alemã DPA, além de 29 pessoas detidas e 15 em prisão preventiva.

[SAIBAMAIS]As autoridades informaram que as manifestações podem reunir até 100 mil pessoas nas ruas de Hamburgo, cidade que será cenário nesta sexta-feira do aguardado primeiro encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump. Por este motivo, o governo da Alemanha enviou quase 20.000 policiais de todo o país para Hamburgo, como uma medida de luta antiterrorista e para evitar a violência nas quase 30 passeatas convocadas.

Os manifestantes voltaram às ruas às 7h desta sexta-feira (2h de Brasília), com o objetivo de perturbar a abertura oficial da reunião de cúpula dos países mais industrializados e emergentes, em uma tentativa de bloquear a chegada das delegações. "Operação em curso contra pessoas violentas", informou a polícia federal em sua conta no Twitter pouco depois das 9h (4h de Brasília).

Algumas pessoas lançaram coquetéis molotov e incendiaram carros da polícia no bairro de Altona, perto de uma delegacia. Quatro helicópteros sobrevoavam a cidade nesta sexta-feira. A polícia citou a "fumaça" na zona oeste da cidade, depois que diversos veículos foram incendiados em vários bairros.
As emissoras de TV exibiam imagens das consequências dos protestos: automóveis queimados e lojas depredadas.

A polícia dispersou pelo menos um protesto com jatos de água e gás lacrimogêneo. Alguns manifestantes jogaram tinta preta nos agentes. O sindicato da polícia GdP condenou nesta sexta-feira "os ataques em massa de grupos extremistas violentos" e denunciou que os chamados ;black blocks; - grupos de manifestantes encapuzados associados ao movimento anarquista - "confiscaram as manifestações pacíficas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação