Mundo

Síria: governo e oposição retomam negociações de paz em Genebra

Durante muito tempo, a oposição síria insistiu em que qualquer solução política para o conflito deveria prever a saída do presidente Assad do poder

Agência France-Presse
postado em 10/07/2017 08:55
As difíceis discussões entre o governo sírio e a oposição foram retomadas nesta segunda-feira (10/7), em Genebra, para uma sétima rodada de negociações de paz sob o patrocínio da ONU. "Vamos trabalhar muito firmemente", declarou o enviado especial da ONU encarregado do caso sírio, Staffan de Mistura, ao chegar.

A rodada começa hoje pela manhã com um encontro entre De Mistura e a delegação do governo de Bashar al-Assad. Os debates devem seguir até 14 de julho. Quatro pontos vão dominar as discussões de Genebra: a redação de uma nova Constituição, a governança - termo fluido para evocar uma transição política -, a realização de eleições e a luta contra o terrorismo.

A última rodada aconteceu em maio e registrou poucos avanços. Segundo De Mistura, "importantes divergências" persistem em relação a "questões fundamentais". Durante muito tempo, a oposição síria insistiu em que qualquer solução política para o conflito deveria prever a saída do presidente Assad do poder. Para o governo, essa condição não está sobre a mesa.

Sobre as discussões que começam hoje, Yehia al-Aridi - um porta-voz do Alto Comitê de Negociações, que reúne grupos-chave da oposição - disse ter "expectativas modestas". Essas rodadas de diálogo em Genebra começaram em 2014 e se seguiram de modo intermitente, sem muito resultado prático.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação