Jornal Correio Braziliense

Mundo

Iraquianos comemoram vitória histórica sobre o Estado Islâmico em Mossul

Ontem, Abadi declarou oficialmente Mossul livre do Estado Islâmico depois de quase nove meses de luta para expulsar os militantes extremistas de seu último grande refúgio no Iraque


Para garantir a segurança nas comemorações, as forças iraquianas intensificaram as medidas de segurança e bloquearam algumas vias. Dezenas de policiais estão nas principais ruas e áreas comerciais da cidade.

Mossul
Ontem, Abadi declarou oficialmente Mossul livre do Estado Islâmico depois de quase nove meses de luta para expulsar os militantes extremistas de seu último grande refúgio no Iraque.

"Eu declaro ao mundo inteiro o fim, o fracasso e o colapso do Estado Islâmico," disse Abadi em um discurso em Mosul. "Temos outras missões agora: a reconstrução e a limpeza de células do EI ; que precisarão de esforço de inteligência".

O Iraque também "precisa de unidade, assim como nós nos unimos para eliminar o EI, temos que estar unidos para restaurar a estabilidade dessas áreas e auxiliar no retorno das pessoas deslocadas e reconstruir as áreas que liberamos," acrescentou Abadi em seu discurso.

Mossul fica 400 km ao norte da capital do Iraque e estava sob o controle do Estado Islâmico desde junho de 2014, quando as forças do governo abandonaram suas armas e fugiram, permitindo que os militantes extremistas tomassem o controle de partes das regiões do norte e oeste do Iraque.