Mundo

Depois de lutar contra câncer, Nobel chinês Liu Xiaobo morre aos 61 anos

As autoridades da cidade de Shenyang, onde foi hospitalizado, confirmaram sua morte em uma comunicado

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 10:42
As autoridades da cidade de Shenyang, onde foi hospitalizado, confirmaram sua morte em uma comunicado

O Prêmio Nobel da Paz chinês Liu Xiaobo morreu aos 61 anos, nesta quinta-feira (13/7), perdendo sua batalha contra o câncer, um mês após ser transferido da prisão para um hospital na cidade de Shenyang - informaram autoridades locais.

O Gabinete de Assuntos Jurídicos de Shenyang confirmou o óbito, acrescentando que Liu faleceu três dias depois começar a receber tratamento intensivo.

Esse símbolo da luta pela democracia na China foi internado no Hospital Universitário N;1 de Shenyang após passar oito anos preso. Afetado por um câncer de fígado em estágio terminal, ele obteve liberdade condicional para ser tratado. O anúncio de seu óbito é delicado para Pequim, ao expor o tratamento reservado a dissidentes políticos no país.


China como responsável
A China tem uma "grande responsabilidade" na morte "prematura" de Liu Xiabo ao privá-lo de cuidados médicos adaptados, estimou nesta quinta-feira (13) o comitê do Nobel norueguês, que atribuiu ao dissidente o Nobel da Paz em 2010.

"Consideramos profundamente perturbador que Liu Xiaobo não foi transferido a um estabelecimento onde poderia ter recebido um tratamento médico adequado antes que sua doença entrasse em estágio terminal", declarou a presidente do comitê, Berit Reiss-Andersen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação