Mundo

Tesouro: Previdência dos EUA quebra em 17 anos

Ainda que os fundos não enfrentem uma crise imediata, os funcionários disseram que os legisladores deveriam agir agora para prevenir problemas no futuro

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 19:23
O programa de aposentadoria do governo dos Estados Unidos vai começar a se esgotar em 17 anos, se não houver mudança nas políticas sociais, disse nesta quinta-feira (13/7) o departamento do Tesouro.
Seguindo os parâmetros atuais, a Previdência Social - fundo criado após a Grande Depressão - vai se esgotar em 2034, segundo relatório anual.

Enquanto isso, os fundos destinados ao Medicare para apoiar o seguro de saúde só vão conseguir pagar suas prestações até 2019, um ano mais do que havia sido estimado em 2016.

Juntos, a Previdência Social e o programa de saúde Medicare representam a maior fonte de gasto federal nos Estados Unidos. Cerca de 50 milhões de americanos recebem, anualmente, a aposentadoria, enquanto 57 milhões estão cobertos pelo Medicare.

[SAIBAMAIS]"Milhões de americanos confiam nestes programas e é importante que asseguremos sua estabilidade a longo prazo", afirmou o comunicado do Tesouro.

Uma combinação de envelhecimento da população e de baixo crescimento econômico gerou o déficit projetado para os dois programas", indicou.

O fundo de seguro para inválidos, vinculado à Previdência Social, está projetado para ser totalmente financiado até 2028, cinco anos mais que a estimativa do ano passado.

Ainda que os fundos não enfrentem uma crise imediata, os funcionários disseram que os legisladores deveriam agir agora para prevenir problemas no futuro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação