Mundo

Premier de Israel viaja a Paris para primeira reunião com Macron

Netanyahu deixa Israel em meio a uma forte tensão devido ao ataque desta sexta-feira em Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 15/07/2017 14:01
Netanyahu deixa Israel em meio a uma forte tensão devido ao ataque desta sexta-feira em Jerusalém
O premier de Israel, Benjamin Netanyahu, vai se reunir neste domingo (16/7), pela primeira vez, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e ambos participarão do aniversário do aprisionamento de judeus no Velódromo de Inverno realizado em 1942 pela polícia francesa.

Netanyahu deixa Israel em meio a uma forte tensão devido ao ataque desta sexta-feira em Jerusalém, que deixou cinco mortos e motivou o fechamento da Esplanada das Mesquitas.

O premier também se vê ameaçado por um escândalo de corrupção envolvendo a compra de submarinos alemães no qual estariam envolvidas personalidades de seu entorno.

Sua viagem a Paris gerou críticas na França. A associação União Judaica Francesa para a Paz (UJFP) considerou inadequado que uma autoridade israelense seja convidada a lembrar "um crime contra a humanidade franco-francês", e o Partido Comunista declarou que Netanyahu não transmitia uma "mensagem de paz".

A presidência francesa indicou hoje que a visita permitirá "lembrar a importância do laicismo e da luta incondicional contra qualquer forma de antissemitismo".

Netanyahu terá a oportunidade de sondar as intenções de Macron envolvendo o conflito israelense-palestino e o Irã, maior preocupação de Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação