Mundo

Autor do ataque que matou turistas no Egito confessa ser jihadista

A nacionalidade das duas mulheres assassinadas é alemã, segundo o ministério alemão das Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 15/07/2017 15:18
O agressor nadou até a praia particular de um hotel, local onde cometeu o ataque
O autor do ataque com faca que matou duas turistas estrangeiras no balneário egípcio de Hurghada (leste) confessou ter abraçado a ideologia jihadista. Um dia depois do atentado, que também deixou outras quatro turistas feridas, as autoridades reforçaram as medidas de segurança na região.

O agressor, cuja identidade ainda não foi divulgada, nadou até o local, a praia particular de um hotel, a partir de uma praia pública vizinha, segundo o Ministério do Interior egípcio. As forças de segurança conseguiram detê-lo. No interrogatório, ele admitiu que "abraçou a ideologia jihadista".

A nacionalidade das duas mulheres assassinadas é alemã, segundo confirmou neste sábado (15/7) ministério alemão das Relações Exteriores.

As autoridades armênias assinalaram que dois de seus cidadãos estavam entre os feridos e o Ministério das Relações Exteriores tcheco anunciou que um cidadão sofreu um ferimento leve.

Este ataque foi um duro golpe para o Egito, que tentava voltar a atrair os turistas após anos de instabilidade. Horas antes, ainda na sexta-feira, três homens armados mataram cinco policiais egípcios no sul do Cairo. Abriram fogo contra um carro da polícia e depois fugiram, matando um suboficial, três recrutas e um agente, segundo o Ministério do Interior.

O atentado aconteceu perto da cidade de Badrashin, a 20 km ao sul da capital, onde a polícia já foi atacada em outras ocasiões. Ninguém reivindicou o ataque até agora.

Desde que o Exército egípcio derrubou, em 2013, o presidente Mohamed Morsi, membro da Irmandade Muçulmana, grupos extremistas multiplicaram os ataques contra militares e policiais, matando centenas deles, sobretudo no Sinai.

Na sexta da semana passada, o braço egípcio do grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou um ataque no norte do Sinai, no qual morreram 21 policiais, e o grupo extremista Hasam assumiu a autoria do assassinato de um oficial de polícia ao norte do Cairo.

Após um duplo ataque suicida reivindicado pelo EI contra duas igrejas coptas ao norte da capital, que deixaram 45 mortos em abril, o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, declarou estado de emergência durante três meses e o prolongou até julho.

Em janeiro de 2016, três turistas foram feridos em Hurghada em um ataque com arma branca executado por duas pessoas suspeitas de manter vínculos com o EI.

Esta estação balneária é muito popular entre os turistas ucranianos e europeus em geral.

O Egito reforçou a segurança em seus lugares turísticos depois de vários atentados cometidos nos últimos anos, que atingiram um setor-chave para a economia do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação