Mundo

Congo: 27 mortos e 54 desaparecidos em naufrágio no rio Kasai

Uma embarcação naufragou no rio Kasai, no sudoeste da República Democrática do Congo, fazendo ao menos 27 mortos e 54 desaparecidos

Agência France-Presse
postado em 16/07/2017 11:46
Uma embarcação naufragou no rio Kasai, no sudoeste da República Democrática do Congo, fazendo ao menos 27 mortos e 54 desaparecidos, anunciou neste domingo (16/7) uma autoridade local.

"Após buscas rigorosas, o balanço atual é de 27 mortos e 54 desaparecidos no naufrágio da embarcação na madrugada de sexta-feira no rio", na altura de Idiofa, declarou à AFP o governador de Idiofa, Jacques Mbila.
[SAIBAMAIS]
"O sobrepeso e a embriaguez dos condutores são as principais causas do naufrágio", acrescentou Mbila. "As vítimas são, em sua maioria, estudantes que partiam de férias"

"Identificamos duas religiosas entre as vítimas que foram sepultadas no sábado em Idiofa", declarou, por sua vez, Nelly Mafuta, jornalista de uma rádio local.

O padre da catedral de Idiofa afirmou que "celebrou uma missa em memória das 27 pessoas mortas neste naufrágio".

Na quinta-feira de manhã, o barco partiu de Dibaya, na província central rebelde do Kasai, com o destino final Ilebo, em outra província rebelde do centro da RDC.

O transporte fluvial é um dos mais utilizados na RDC, que tem muitos rios - o maior é o Congo com 4.700 km, seguido por seu afluente, o rio Kasai, de 2.361 km - e lagos.

Os naufrágios são comuns nos rios da República Democrática do Congo, na maioria das vezes devido a barcos sobrecarregados.

Além disso, a maioria dos barcos não respeitam qualquer regra de segurança (coletes, boias de salvamento, sinais luminosos, etc).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação