Mundo

Oposição reforça pressão contra Constituinte na Venezuela após referendo

Os opositores contaram ontem com a participação de mais de 7,18 milhões de venezuelanos em uma consulta popular foi feita pelos partidos políticos e pelos cidadãos, sem o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral

postado em 17/07/2017 13:37
Líder opositor venezuelano Julio Borges

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN), o opositor Julio Borges, afirmou nesta segunda-feira (17/7) que, após o resultado amplamente favorável à oposição obtido na consulta popular de ontem contra a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, será dado início a uma nova fase de pressão ao governo de Nicolás Maduro. A informação é da agência EFE.

[SAIBAMAIS]"Agora vem a pressão, a escalada, a materialização das razões pela qual as pessoas disseram o sim ontem [no referendo contra a Constituinte]; o mundo e Miraflores [sede do governo] devem escutar o grito de todo um país", disse Borges em uma entrevista à emissora Éxito.

Clara vitória
Os opositores contaram ontem com a participação de mais de 7,18 milhões de venezuelanos em uma consulta popular foi feita pelos partidos políticos e pelos cidadãos, sem o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral.

Os eleitores responderam a três perguntas: 1) se rejeitavam a Assembleia Cnstitucional convocada por Maduro; 2) se desejavam que as Forças Armadas defendessem a Constituição existente; 3) se queriam a realização de eleições presidenciais antes do término do mandato de Nicolás Maduro.

Pelo menos 98% dos participantes votaram sim nas três perguntas, o que é tido pelos opositores como uma clara vitória. "É verdadeiramente reconfortante o que aconteceu ontem. É a reiteração de que o nosso povo não vai ser submetido a nada se não quiser", disse o chefe do Parlamento venezuelano, promotor da consulta.

Agora a oposição deve "materializar esse mandato dado pelas pessoas para que não haja a Constituinte que uma minoria quer impor, promovendo uma renovação dos poderes públicos e a realização de eleições", reiterou. A eleição da Assembleia Nacional Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro para redigir uma nova Carta Magna está marcada para ser realizada no próximo dia 30 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação