Mundo

Casa Branca acusa democratas de conluio com Ucrânia

O porta-voz da Casa Branca Sean Spicer repetiu as acusações de que um democrata se reuniu com funcionários da embaixada da Ucrânia durante a campanha

Agência France-Presse
postado em 17/07/2017 21:37
A Casa Branca disse nesta segunda-feira que os democratas se uniram à Ucrânia nas eleições de 2016, usando o mesmo argumento de acusadores no escândalo pelos contatos do presidente americano, Donald Trump, com a Rússia.

O porta-voz da Casa Branca Sean Spicer repetiu as acusações de que um democrata se reuniu com funcionários da embaixada da Ucrânia durante a campanha.

Spicer se referiu a várias notícias de veículos conservadores, que alegam que o democrata buscou material comprometedor sobre o então diretor de campanha de Trump, Paul Manafort.

As acusações vieram à tona pela primeira vez em janeiro.

O porta-voz da Casa Branca alegou que o conluio aconteceu para "conseguir que alguém fosse removido, o que finalmente ocorreu".

Manafort deixou seu posto em agosto de 2016, já que as perspectivas eleitorais de Trump pareciam sombrias. Na época surgiram detalhes de seus próprios negócios com líderes pró-Kremlin na Ucrânia.

Um representante de mídia pró-Trump perguntou a Spicer se o problema ocorreu quando o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, visitou a Casa Branca em junho. Spicer respondeu que não sabia, mas afirmou que "o conluio do Comitê Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês) com o governo ucraniano definitivamente recebeu muito mais atenção desde essa reunião".

Adrienne Watson, do DNC, acusou o governo de querer desviar a atenção. "A Casa Branca promoveu essa narrativa para desviar a atenção da vontade da campanha de Trump de trabalhar com um governo estrangeiro hostil para interferir em nossas eleições. Ninguém acredita".

Os comentários acontecem dias depois da confissão de Donald Trump Jr. de que ele e outros dois assessores de Trump se reuniram com pessoas ligadas ao Kremlin em busca de informações comprometedoras sobre a candidata presidencial Hillary Clinton.

Em uma declaração, a embaixada da Ucrânia em Washington negou as acusações de "conluio" com os democratas contra a campanha de Trump.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação