Mundo

EUA: Renegociação do Nafta começa em 16 de agosto

Durante a campanha que o levou à Casa Branca, o presidente Donald Trump definiu o Nafta, em vigor desde 1994, como o pior tratado comercial assinado pelos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 19/07/2017 14:35
Estados Unidos, México e Canadá vão dar início, em 16 de agosto, em Washington, à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), afirmaram funcionários americanos nesta quarta-feira (19/7).
Nesta semana, os americanos anunciaram que o foco de sua estratégia de renegociação será reduzir seus déficits comerciais com os dois vizinhos e exigir concessões deles.

A primeira rodada de negociações ocorrerá entre 16 e 20 de agosto. A delegação dos Estados Unidos será encabeçada por John Meele, número dois do escritório do Representante do Comércio, disse o órgão em nota.

[SAIBAMAIS]Nos Estados Unidos, essas negociações abrem um período de 90 dias de consultas com o Congresso e organizações profissionais e empresariais.

Durante a campanha que o levou à Casa Branca, o presidente Donald Trump definiu o Nafta, em vigor desde 1994, como o pior tratado comercial assinado pelos Estados Unidos.

Entretanto, Trump preferiu negociar com os parceiros em vez de se desvincular definitivamente, como o país fez no caso do TPP - acordo de livre-comércio da região Ásia-Pacífico que o americano também considerou nefasto para seu país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação