Mundo

Kate e William iniciam missão diplomática na Alemanha

Acompanhado por seus dois filhos, Charlotte e George, o casal Real foi recebido por Angela Merkel para um almoço na Chancelaria - um edifício de vidro e pedra ultramoderno, o centro do poder federal alemão

Agência France-Presse
postado em 19/07/2017 18:43
O príncipe William e sua mulher, Kate, chegaram nesta quarta-feira (19/7) a Berlim, segunda etapa após passagem pela Polônia de uma viagem europeia destinada - segundo a imprensa - a recuperar a imagem da Grã-Bretanha após a votação do Brexit.
William e Kate - que usava um vestido cor "azul-Europa" de acordo com os comentaristas alemães - desembarcaram em Berlim às 12h (7h de Brasília).

Oficialmente, a viagem não está ligada às relações entre Londres e União Europeia (UE), mas a imprensa britânica já o chama de "Brexit diplomacy tour", algo como "turnê da diplomacia do Brexit".

Durante a festa na noite desta quarta-feira, na embaixada britânica em Berlim, para comemorar o aniversário da rainha Elizabeth II, William declarou que seu país e a Alemanha compartilham "os mesmos valores como sociedades abertas e democráticas".

Esta relação "é o produto de muitos anos de trabalho conjunto e próximo e prosseguirá, apesar da recente decisão dos britânicos de sair da União Europeia". "Estou certo de manteremos uma firme amizade".

O jornal "Süddeutsche Zeitung" descreveu o casal como "arma secreta de Sua Majestade", o qual teria sido enviado por Buckingham e Londres em "missão diplomática para aliviar os temores dos países-membros da União Europeia após a votação sobre a retirada do Reino Unido do bloco".

Para os analistas do canal de televisão alemão n-tv, Londres enviou "a nova geração para uma ofensiva de charme", e não o príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles. Objetivo: enviar um "sinal tranquilizador para o futuro a longo prazo" das relações entre a ilha e o continente.

"A família Real encarna essa forma de habilidade política que o governo dos Tories parece ter perdido completamente", escreveu o colunista Thomas Huetlin, do "Spiegel".

Acompanhado por seus dois filhos, Charlotte e George, o casal Real foi recebido por Angela Merkel para um almoço na Chancelaria - um edifício de vidro e pedra ultramoderno, o centro do poder federal alemão.

Depois, o duque e a duquesa de Cambridge visitaram o Portão de Brandenburgo, símbolo de Berlim onde, até 1989, um muro dividia a cidade em dois.

Em seguida, foram ao memorial do Holocausto, labirinto de blocos de concreto dedicado aos 6 milhões de judeus vítimas do nazismo. Na parte da tarde, visitaram uma fundação que cuida de crianças de rua.

No início da noite, o casal real participou de uma recepção na residência do presidente alemão, o Castelo de Bellevue.

Na quinta-feira (20/7), Kate e William vão viajar para Heidelberg, no sudoeste do país, cidade geminada com a britânica Cambridge, reduto do casal Real.

O jovem casal passará a noite na famosa boate da cidade, o "Cl;rchen Ballhaus", na presença de 150 convidados, artistas e celebridades locais representantes da cena hype e da classe artística de Berlim, segundo a imprensa.

Na sexta, último dia de sua visita à Alemanha, são esperados em Hamburgo, onde vão assistir a um concerto na magnífica Filarmônica de Elbe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação