Jornal Correio Braziliense

Mundo

Distúrbios em greve e manifestações na Venezuela deixam dois mortos

Durante a greve desta quinta-feira (20/7), ocorreram confrontos entre manifestantes que bloqueavam as ruas com barricadas e as forças de segurança, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e tiros de cartucho para dispersar os protestos


Dezenas de estabelecimentos comerciais fecharam suas portas hoje, e muitos trabalhadores tiveram de caminhar por várias quadras debaixo de chuva, especialmente no leste de Caracas, onde os protestos se concentraram. O metrô funcionou normalmente.

Mas no centro de Caracas e em bairros com forte presença de chavistas, como Catia (oeste), poucos aderiram à greve. "Voltamos a triunfar, agora rumo ao domingo, 30 de julho, de vitória em vitória, moral máxima", afirmou Maduro ao referir-se à data da eleição dos membros da Assembleia Constituinte contra a qual a greve foi convocada.



O presidente assegurou que as indústrias básicas e os setores petroleiro, energético e a administração pública trabalharam a 100%, e só reconheceu falhas no serviço de ônibus urbanos que, segundo ele, funcionaram a 90%. "Eles que nunca trabalharam que fiquem sem trabalhar; nós vamos é em frente", afirmou, durante um comício de campanha pela Constituinte transmitido pela televisão governamental VTV.

Dirigentes da oposição avaliaram que a greve teve 85% de adesão. "Demos um novo sinal contundente, o povo mostrou que não vai ficar de joelhos", disse o líder opositor Henrique Capriles. A greve contou com o apoio da cúpula empresarial, de câmaras de comércio e indústria, de parte dos sindicatos, de estudantes e funcionários dos transportes. Já o governo controla a estratégica indústria petroleira e o setor público, com quase três milhões de empregados.

"A Assembleia Constituinte é apenas uma maneira de disfarçar a transformação da Venezuela em um Estado comunista", alertou o presidente da Fedecámaras, Carlos Larrazábal. "Essa paralisação é um embate de forca entre um empresariado e uma população famélica e pauperizada e um governo também quebrado que controla os poucos recursos de um país petroleiro", opinou o presidente do instituto Datanálisis, Luis Vicente León.

"São dias importantes para o governo entender que uma saída democrática e pacífica para a crise, para os trabalhadores, significa retirar a Constituinte", declarou à AFP o líder sindical Froilán Barrios. "É uma queda de braço entre um empresariado e uma população famélica e pauperizada contra um governo também quebrado, mas que controla os poucos recursos" do país, opinou o analista Luis Vicente León.