Mundo

Jordânia pede a retirada das medidas de segurança da Esplanada das Mesquita

Medidas de seguranças na Esplanada das Mesquitas foram tomadas após policiais morrerem em um ataque, no último dia 14

Agência France-Presse
postado em 24/07/2017 17:12
Palestinos protestam contra as medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas
O rei da Jordânia, Abdullah II, pediu nesta segunda-feira (24/7) ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que retire as novas medidas de segurança aplicadas na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém.
Em uma ligação, o rei Abdullah enfatizou "a necessidade de encontrar uma solução imediata e acabar com as razões que provocaram a crise na Esplanada das Mesquitas", segundo um comunicado do Palácio Real.

Israel instalou detectores de metal na entrada do terceiro local santo do Islamismo, depois que dois policiais israelenses morreram em um ataque em 14 de julho.

[SAIBAMAIS]Esta decisão resultou em uma semana de confrontos entre manifestantes e a polícia israelense.

Os palestinos interpretaram esta medida como um movimento de Israel para reforçar o seu controle sobre o complexo, que abriga a mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha.

A Jordânia é o país que administra os lugares sagrados muçulmanos em Jerusalém.

Abdullah II exortou Netanyahu a cancelar as "novas medidas adotadas por Israel desde o início da última crise".

Ainda no comunicado, o rei jordaniano insistiu na "importância de um acordo sobre qualquer medida para evitar que se repita essa escalada no futuro".

Milhares de jordanianos se manifestaram contra Israel em Amã e outras cidades pedindo "resistência" diante dos "ataques sionistas" e exigindo o cancelamento do tratado de paz de 1994.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação