Mundo

Após sanções, Rússia ordena aos EUA redução de diplomatas no país

De acordo com a nota, Moscou pediu a Washington que, a partir de 1º de setembro, reduza para 455 o pessoal de sua embaixada e de seus consulados na Rússia

Agência France-Presse
postado em 28/07/2017 09:12
Moscou, Rússia - A Rússia ordenou aos Estados Unidos que reduzam a presença diplomática em seu território, em resposta às novas sanções adotadas pelo Congresso americano, as quais configuram uma prova de "russofobia" - anunciou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (28/7).

De acordo com a nota, Moscou pediu a Washington que, a partir de 1; de setembro, reduza para 455 o pessoal de sua embaixada e de seus consulados na Rússia. Além disso, impede a utilização, por parte da representação diplomática dos Estados Unidos, de uma residência na periferia da capital russa e de armazéns.

Com essa redução, o número de representantes americanos estará no mesmo nível que o de funcionários russos nos Estados Unidos, afirmou o Ministério, que se "reserva o direito" de anunciar novas medidas. Na quinta-feira (27), o Senado americano adotou novas sanções contra a Rússia por sua suposta ingerência na eleição presidencial de 2016.


Criticado por Moscou e pela União Europeia, já que pode prejudicar algumas de suas empresas, o texto legislativo será agora submetido ao presidente Donald Trump, que poderá sancioná-lo, ou vetá-lo. A votação no Congresso americano "mostra que as relações com a Rússia se tornaram reféns das lutas de política doméstica nos Estados Unidos", denunciou o Ministério russo.

"Apesar dos permanentes ataques de Washington, nós agimos de maneira responsável e com contenção e vamos continuar a agir", acrescentou. "Os últimos acontecimentos mostram, porém, que a russofobia e a busca de confrontação estão muito arraigadas em certos círculos" em Washington, considera o Ministério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação