Mundo

Vice de Trump diz que EUA assinará em breve novas sanções contra a Rússia

As novas sanções econômicas foram votadas de foram quase unânime pelas duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos na semana passada

Agência France-Presse
postado em 01/08/2017 09:18
Tbilisi, Geórgia - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta terça-feira (1/8) que Donald Trump deve aprovar "em breve" as novas sanções contra a Rússia, assunto que tem provocado grande tensão entre os dois países há uma semana. "O presidente Trump assinará em breve o texto sobre as sanções", declarou Pence em uma visita a Tbilisi, capital da Geórgia, país que aspira aderir à Otan e à União Europeia.

As novas sanções econômicas foram votadas de foram quase unânime pelas duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos na semana passada. A Rússia respondeu impondo uma redução drástica do pessoal que trabalha em missões diplomáticas americanas em seu território.

Pence também denunciou a "ocupação" de parte do território georgiano pela Rússia, depois de uma guerra que opôs os dois vizinhos no verão de 2008. O vice-presidente reiterou o apoio dos Estados Unidos a esta ex-república soviética, que chamou de "parceiro estratégico" na região.

Uma breve guerra entre a Geórgia e a Rússia em agosto de 2008 terminou com o reconhecimento por Moscou da independência de duas repúblicas separatistas, a Ossétia do Sul e Abecásia. Depois de sua visita à Geórgia, Pence viaja para Montenegro, que aderiu à Otan em 5 de junho, última etapa de sua turnê que começou nos países bálticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação