Mundo

Pence denuncia 'pressão russa' em viagem ao leste da Europa

Uma curta guerra entre Geórgia e Rússia em agosto de 2008 teve em seu fim o reconhecimento de Moscou da independência de duas repúblicas separatistas, Ossétia do Sul e Abecásia

Agência France-Presse
postado em 01/08/2017 19:30
O vice-presidente americano, Mike Pence, denunciou nesta terça-feira (1/8) em Montenegro a "pressão" que, em sua opinião, a Rússia exerce sobre os aliados de Washington no leste da Europa, e assegurou que Donald Trump aprovará "logo" as novas sanções contra Moscou.
Após visitar a Geórgia, Pence chegou a Montenegro, última escala de sua viagem ao leste da Europa.

Em um jantar com os líderes do país, de 620.000 habitantes, Pence disse que a sua visita era "um testemunho do fato de que os Estados Unidos não têm aliados pequenos, mas somente aliados fortes".

"Sua valentia, especialmente diante da pressão russa, inspira o mundo, e os elogio por isso", disse.

A adesão de Montenegro à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em 5 de junho, e as aspirações da Geórgia de também se unir à aliança, enfureceram Moscou, que considera que os dois países pertencem a sua esfera de influência histórica.

Na manhã desta terça-feira, o vice-presidente americano prometeu à Geórgia o firme apoio de Washington a este país situado no extremo sul da Rússia, e aproveitou a ocasião para insistir que Trump se dispõe a assinar as novas sanções contra Moscou.

"O presidente Trump assinará logo o texto sobre as sanções", declarou Pence de Tbilisi, capital da Geórgia.

[SAIBAMAIS]As novas sanções econômicas foram votadas por quase todos das duas Câmaras do Congresso americano na semana passada. Agora cabe a Trump assiná-las para que entrem em vigor, algo que a Casa Branca assegurou que fará, mas sem estabelecer uma data.

A Rússia respondeu impondo uma redução drástica da equipe que trabalha nas missões diplomáticas americanas em seu território.

Pence também denunciou a "ocupação" de uma parte do território da Geórgia pela Rússia, depois de uma guerra que opôs os dois vizinhos em 2008.

Na presença do primeiro-ministro da Geórgia, Giorgi Kvirikashvili, o vice-presidente reiterou o apoio dos Estados Unidos a esta ex-república soviética que qualificou como "sócio estratégico-chave" dos Estados Unidos na região.

Uma curta guerra entre Geórgia e Rússia em agosto de 2008 teve em seu fim o reconhecimento de Moscou da independência de duas repúblicas separatistas, Ossétia do Sul e Abecásia.

Na quarta-feira, Pence irá à cúpula da Carta Adriática na capital de Montenegro, Podgorica, à qual também comparecerão os líderes de Albânia, Bósnia, Croácia, Macedônia, Kosovo, Sérvia e Eslovênia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação