Mundo

Estados Unidos testam ICBM após lançamento de míssil norte-coreano

O segundo teste, na semana passada, mostrou que o míssil poderia ir ainda mais longe, fazendo com que alguns especialistas sugerissem que Nova York pode ser atingida

Agência France-Presse
postado em 02/08/2017 09:57
Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (2/8) um teste de um míssil balístico intercontinental desarmado, dias após a Coreia do Norte realizar o lançamento de seu próprio ICBM. Os testes na Base de Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia, normalmente são marcados com semanas ou meses de antecedência, mas foi realizado por conta da elevada tensão com a Coreia do Norte pelo lançamento de um ICBM na semana passada.

"Apesar de não se tratar de uma resposta às recentes ações norte-coranas, o teste demonstra que o programa nuclear dos Estados Unidos é seguro, efeciente e está pronto para dissuadir, detectar e defender ataques contra os Estados Unidos e seus aliados", afirmou o Comando de Ataque Global da Força Aérea. O teste do Minuteman III foi aconteceu entre 00H01 e 06H01 da Califórnia desta quarta-feira (04H01 e 10H01 de Brasília).

A Coreia do Norte alarmou a comunidade internacional ao desenvolver um programa de mísseis, e em julho o líder Kim Jong-Un comandou dois testes de um ICBM - primeira vez que demonstrou a capacidade de seus ICBMs. A primeira destas tentativas, que Kim descreveu como um presente aos "bastardos americanos", mostrou que o míssil tinha potencial de alcançar o Alasca.

O segundo teste, na semana passada, mostrou que o míssil poderia ir ainda mais longe, fazendo com que alguns especialistas sugerissem que Nova York pode ser atingida. Décadas após a Guerra Fria, frequentemente esquecida pelas pessoas preocupadas com a ameaça do terrorismo, os Estados Unidos ainda têm centenas de ICBMs Minuteman III espalhados por silos nas partes rurais do país. Nos próximos 20 anos, a Força Aérea americana alterará completamente a sua frota de Minuteman III com novos mísseis conhecidos como Ground Based Strategic Deterrent (GBSD).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação