Mundo

Senadores dos EUA lançam projeto para proteger procurador especial

O texto, elaborado pelo democrata Chris Coons e o republicano Thom Tillis, tenta resguardar Mueller de possíveis pressões do Executivo

Agência France-Presse
postado em 03/08/2017 14:43

Dois senadores dos Estados Unidos apresentaram nesta quinta-feira um projeto destinado a proteger o procurador especial Robert Mueller, que enfrenta crescente pressão do governo por sua investigação sobre o eventual conluio da equipe de campanha de Donald Trump e a Rússia.

[SAIBAMAIS]O texto, elaborado pelo democrata Chris Coons e o republicano Thom Tillis, tenta resguardar Mueller de possíveis pressões do Executivo.

Segundo o projeto, o procurador especial poderia impugnar na justiça uma eventual destituição sem fundamentação, a fim de "garantir a independência de sua investigação", indicou Tillis em um comunicado.

Em outro comunicado, Coons ressaltou que o texto tenta "assegurar que o procurador não seja afastado indevidamente" de seu trabalho.

Mueller, respeitado ex-diretor do FBI, lidera uma investigação sobre um eventual conluio entre a equipe de campanha de Donald Trump e a Rússia durante a eleição presidencial americana de novembro de 2016.

Trump nega tais vínculos, e seu governo mantém atualmente uma relação bastante tensa com Moscou.

Para o trabalho, Mueller reuniu uma equipe de investigadores, acusada pelo presidente de difundir "fake news".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação