Mundo

Coreia do Norte mantém portas abertas aos turistas americanos

O Departamento de Estado declarou inválidos os passaportes americanos para viajar a Coreia do Norte ou fazer escala no país

Agência France-Presse
postado em 04/08/2017 08:34
Seul, Coreia do Sul - As portas da Coreia do Norte continuam "abertas" aos turistas americanos, afirmou o governo de Pyongyang, apesar de Washington ter proibido as viagens de seus cidadãos após a morte de um estudante americano que estava preso no país asiático.

A proibição americana, que entra em vigor em 1 de setembro, foi determinada, segundo o governo, pelo "grave risco" de prisão por parte das autoridades de Pyongyang durante as viagens de turismo, o que para Washington representa um "perigo iminente à segurança física" de seus cidadãos. A decisão foi motivada pela morte de Otto Warmbier, estudante americano de 22 anos que foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por tentar roubar um cartaz de propaganda durante uma viagem como turista.

[SAIBAMAIS]Em junho ele foi repatriado para seu país em estado de coma e faleceu pouco depois. "Sempre deixaremos nossas portas abertas a qualquer cidadão americano que queira visitar nosso país por boa vontade", afirmou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

O porta-voz não revelou detalhes sobre como os turistas americanos poderiam viajar ao país. O Departamento de Estado declarou inválidos os passaportes americanos para viajar a Coreia do Norte ou fazer escala no país. "Não há nenhum motivo para que os estrangeiros sintam ameaças a sua segurança na Coreia do Norte", completou a mesma fonte. Alguns americanos enfrentaram "o castigo de acordo com as leis" do país porque cometeram crimes contra o Estado, acrescentou.

As empresas de turismo afirmam que 5.000 turistas ocidentais visitam a Coreia do Norte a cada ano, 20% deles americanos. A morte de Warmbier aumentou a tensão na região, já elevada pelas ambições armamentistas da Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação