Mundo

Abaixo-assinado é contra status de primeira-dama para Brigitte Macron

O documento já tem mais de 150.000 assinaturas

Agência France-Presse
postado em 06/08/2017 11:58

O documento já tem mais de 150.000 assinaturas

Um abaixo-assinado "contra o status de primeira-dama para Brigitte Macron" lançado há duas semanas na internet reunia neste domingo mais de 150.000 assinaturas, na esperança de bloquear o projeto do presidente francês. "Não há nenhuma razão para que a esposa do chefe de Estado obtenha um orçamento dos fundos públicos", diz a petição em Change.org lançada por Thierry Paul Valette, que se apresenta como "artista pintor e autor" e "cidadão engajado".

"Brigitte Macron dispõe atualmente de uma equipe de dois a três funcionários, bem como dois secretários e dois agentes de segurança e isso é o suficiente", afirma o texto, destacando as promessas do governo de poupar dinheiro público. "Nós condenamos veementemente todos os ataques sexistas contra Brigitte Macron", ex-professora de teatro do presidente e 25 anos mais velha, "e não questionamos as suas habilidades", assegura o texto.

[SAIBAMAIS]"No entanto, em um período de moralização da vida política francesa", com a adoção no início de agosto de um projeto de lei que proíbe o emprego de familiares por ministros e parlamentares, "não podemos decentemente endossar a iniciativa de um status especial para a esposa" do chefe de Estado.

Durante a campanha presidencial, Emmanuel Macron indicou que sua esposa teria um "papel público", mas não "seria remunerada pelos contribuintes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação