Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário americano diz que Rússia provocou 'severa desconfiança' nos EUA

A Rússia nega de forma veemente os relatórios - respaldados pelas agências de inteligência americanas - que acusam o país de tentar exercer uma influência nas eleições a favor de Donald Trump


[SAIBAMAIS]A Rússia nega de forma veemente os relatórios - respaldados pelas agências de inteligência americanas - que acusam o país de tentar exercer uma influência nas eleições a favor de Donald Trump. Trump minimizou as alegações, mas a polêmica resultou na adoção de sanções contra Moscou pelo Congresso dos Estados Unidos.

Em represália, Moscou determinou a saída até 1; de setembro de 755 funcionários da representação diplomática dos Estados Unidos na Rússia. "Eu disse ao ministro das Relações Exteriores que ainda não tomamos uma decisão sobre como responderemos à solicitação russa de cortar o pessoal diplomático", disse o secretário de Estado.

"Eu fiz várias perguntas de esclarecimento, para que nos descrevessem em detalhes o raciocínio diplomático por trás da nota que recebemos, mas afirmei que responderemos até 1; de setembro", completou.