Mundo

"Há uma fissura entre os militares", diz oficial perseguido por Maduro

Em entrevista ao Correio , Mario Iván Carratú Molina fala sobre a rebelião dentro das Forças Armadas venezuelanas

Rodrigo Craveiro
postado em 08/08/2017 06:00
Em entrevista ao <b> Correio </b>, Mario Iván Carratú Molina fala sobre a rebelião dentro das Forças Armadas venezuelanasEm 4 de fevereiro de 1992, o vice-almirante Mario Iván Carratú Molina, chefe da Casa Militar da Venezuela durante o governo de Carlos Andrés Pérez, ajudou a capturar o então golpista Hugo Chávez. No ano passado, os militares que invadiram o Forte de Paramacay, em Valencia (estado de Carabobo), o consultaram sobre o plano de ação. Em entrevista exclusiva ao Correio, o militar retirado, exilado em Miami há quase três anos e perseguido político do governo de Nicolás Maduro, falou sobre a rebelião dentro das Forças Armadas venezuelanas.
Como o senhor analisa a rebelião militar na 41; Brigada Blindada de Valencia?
O que ocorre na Venezuela é uma reação natural dentro do setor militar para pegar em armas e defender os cidadãos dos grupos armados equipados pelos governos venezuelano e cubano no país. Os militares decidiram tomar um quartel e roubar as armas para operar, futuramente, contra os grupos de apoio civil e militar do governo. Esta é a motivação por trás do evento militar de ontem (domingo), o qual destruiu o mito da Inteligência cubana na Venezuela. Esta unidade militar era a mais importante e a mais forte de todas as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas. Cerca de 30 homens entraram no local, tomaram o parque militar e levaram fuzis e munições. No momento da retirada, houve um enfrentamento que deixou dois mortos e dois feridos do grupo do governo. Não era um golpe militar, nem uma reação em cadeia.

Leia mais notícias em Mundo
Mas existem fissuras dentro das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas?
Sim, há uma fissura muito importante entre os oficiais de média e alta patente e os generais e almirantes que comandam a instituição. Estes últimos são comunistas, representam o setor castrista, e preservam o controle territorial e militar do país a favor do presidente Nicolás Maduro. Essa fissura militar não se pode desprezar, pois, por um lado, não existe um civil que possa assumir o país. Por outro lado, os militares nada querem com partidos políticos. Durante 18 anos, depois de negociarem e de trabalharem a favor do governo, nada obtiveram em troca. A fissura existe, mas não vejo de imediato uma reação militar que derrube o governo. O mais importante é que a sociedade venezuelana pede uma intervenção das Forças Armadas. Isso ocorre porque os cidadãos perderam a esperança de que o totalitarismo renuncie ao governo. É uma situação política nunca vista na Venezuela, a qual poderia produzir uma convergência de forças civis e militares, excluindo os partidos políticos. Na Venezuela, há 69 partidos políticos, e isso inibe qualquer acordo para conduzir uma transição.
O fim de Nicolás Maduro como presidente se aproxima?
Há um crescente movimento chamado de "resistência civil organizada" para depor Maduro, sem importar o dano físico aos cidadãos venezuelanos. Por isso, pedem apoio militar, pois estão decididos a atuar. Se não houver garantias de que o governo será substituído, os cidadãos tomarão as ruas e veremos uma violência jamais vista na América Latina.
Como vê o fato de que boa parte das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas ainda mantêm obediência ao presidente, mesmo com tantas mortes e com o caos na nação?
Há uma cúpula militar de 2 mil militares que são afeitos ao regime. Não por serem comunistas, mas por estarem fazendo uso indevido do erário nacional. Eles estão roubando e protegem a si mesmos. Se Maduro deixar o poder, irão a julgamento. A Guarda Nacional Bolivariana é um corpo repressivo, mas já foi a transição entre a força civil e a força armada, em caso de distúrbios públicos. Agora, passou à máxima autoridade militar e civil de repressão. Nela, há membros das Farc, de Cuba e, talvez, do Irã e da Síria. Estão sendo treinados para reprimir.
Qual a solução para a crise política na Venezuela?
Na Venezuela não há solução, mas um desenlace: a saída do governo por pressão social. Pode ser muito curta ou muito violenta, mas a sociedade não deseja mais esse governo e, por isso, rechaça os grupos políticos opositores, que negociam com o governo. Há uma ruptura entre o cidadão e o poder político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação