Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oposição rejeita resultado de reeleição do presidente do Quênia

Outros seis candidatos de menor expressão estavam na disputa, mas os seus votos não representavam mais de 1% do total, de acordo com a parcial da Comissão Eleitoral


"Entramos agora na fase mais crítica do ciclo eleitoral", advertiu à noite o diretor da IEBC, Wafula Chebukati, pedindo que os cidadãos sejam pacientes. "Quanto mais tarde anunciarem os resultados, mais nervosas ficarão as pessoas. A expectativa é muito alta em ambos os grupos, convencidos de que vão ganhar, e, portanto, será fundamental a forma como lidarão com essa expectativa", considerou Katherine Njoroge, eleitora de 39 anos que votou em Nairóbi.

Excetuando-se 20 mesas de votação na região de Turkana que ficaram com o acesso comprometido por conta das fortes chuvas e de alguns atrasos em sua abertura, a eleição ocorreu sem incidentes na maior parte das 41 mil seções eleitorais.

Também estão sendo eleitos governadores, deputados, senadores e representantes locais. Raila Odinga, de 72 anos, afirma que em 2007 teve a vitória roubada e rejeitou os resultados da eleição de 2013, antes da validação pela Suprema Corte.