Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coreia do Norte desenvolve programa nuclear 'em ritmo alarmante'

As declarações foram feitas pelo diretor da CIA, Mike Pompeo, após uma semana de escalada verbal entre Estados Unidos e Coreia do Norte

O diretor da CIA, Mike Pompeo, afirmou neste domingo que a Coreia do Norte desenvolve "em um ritmo alarmante" sua capacidade de lançar um ataque nuclear contra os Estados Unidos, mas minimizou a iminência de um confronto militar com Pyongyang.
"Cada vez que fazem testes de mísseis, ou se realizam um teste nuclear, ganham experiência, e podemos dizer que estão progredindo em um ritmo alarmante", disse Pompeo à rede de TV Fox News ao ser perguntado sobre a possibilidade de ataque com mísseis nucleares norte-coreanos ao território americano.

Ao ser perguntado se os americanos deveriam se preocupar com a tensão crescente com a Coreia do Norte, Pompeu respondeu que "nada é iminente". "Mas cuidado, o aumento da probabilidade de um ataque com mísseis nucleares a Denver é uma ameaça muito séria", assinalou o diretor da agência de inteligência americana.

As declarações foram feitas após uma semana de escalada verbal entre Estados Unidos e Coreia do Norte, em que Donald Trump prometeu "fogo e ira" a Pyongyang.

Já a Coreia do Norte prometeu lançar quatro mísseis contra Guam, um posto estratégico das forças americanas no Pacífico, que conta com cerca de 6 mil soldados estacionados.

"Não me surpreenderia se fizessem outro teste. Já fizeram dois em julho", comentou Pompeu.