Agência France-Presse
postado em 15/08/2017 11:54
Washington, Estados Unidos - O secretário de Estado Rex Tillerson afirmou que Washington continua aberto a dialogar com a Coreia do Norte, depois que Kim Jong-Un adiou a ameaça de disparar um míssil contra o território americano de Guam.
O chefe da diplomacia americana, que insistiu anteriormente que Pyongyang deveria abandonar seu programa nuclear para demonstrar que aceita negociar, afirmou que o início do diálogo depende de Kim.
"Para nada tenho uma resposta a suas decisões neste momento", afirmou Tillerson ao ser consultado sobre a decisão de Kim de adiar o lançamento. "Continuamos interessados em falar de formas para se chegar a um diálogo, mas isso depende dele".
Kim Jong-Un se distanciou nesta terça-feira do plano para lançar mísseis contra os arredores da ilha americana de Guam, onde os EUA têm bases militares, mas advertiu que "é necessário que os Estados Unidos adotem a opção correta". Alguns analistas sugeriram que as declarações de Kim abrem o caminho para desescalar a crescente crise provocada pelas declarações belicosas do presidente americano Donald Trump e do líder norte-coreano.