Mundo

Segundo suspeito de atentado terrorista em Barcelona é detido

O primeiro suspeito preso foi identificado como Driss Oukabir, segundo o sindicato de polícia espanhol

Agência France-Presse
postado em 17/08/2017 18:16
[FOTO998705]

Um segundo suspeito ligado ao ataque com uma van que deixou 13 mortos e 100 feridos em Barcelona, nesta quinta-feira (17/8) foi detido, anunciou o presidente regional catalão Carles Puigdemont.

Leia mais notícias em Mundo

O primeiro suspeito detido já foi identificado: é Driss Oukabir, segundo um porta-voz do principal sindicato de polícia espanhol. Ele já está preso e, segundo o jornal El Pais, seria um cidadão marroquino, nascido em Aghbala, e residente legal na Espanha. Oukabir passou um tempo preso na cadeia de Figueres, e saiu em 2002. De acordo com fontes policiais do periódico espanhol, Oukabir residia em Ripoll e alugou, em Santa Perpétua, a van responsável pelo atropelamento.
O segundo suspeito, que também está preso, é um espanhol nascido em Melilla, enclave da Espanha no norte da África, declarou à imprensa o porta-voz da Polícia catalã, Josep Lluis Trapero. O suposto motorista da van, no entanto, continua foragido.
[SAIBAMAIS]O veículo atropelou dezenas de pedestres na famosa região turística de Las Ramblas, em Barcelona, matando 13 pessoas e deixando ao menos 100 feridos. A autoria do atentato terrorísta foi reivindicada pelo Estado Islâmico, mas as autoridades espanholas ainda não confirmaram a informação.

"Não vão nos aterrorizar"


A Casa Real espanhola e o chefe de governo, Mariano Rajoy, condenaram o ataque. "Não vão nos aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. Las Ramblas voltarão a ser de todos", escreveu a Casa Real no Twitter, enquanto o chefe de governo, Mariano Rajoy, tuitou: "Os terroristas nunca vão derrotar um povo unido que ama a liberdade frente à barbárie".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação