Mundo

Nasa lança satélite que ajudará astronautas a se comunicar com a Terra

O satélite "apoiará as comunicações espaciais importantes até meados da década de 2020", disse a Nasa em comunicado

Agência Estado
postado em 18/08/2017 14:34

O satélite

A Nasa lançou nesta sexta-feira o último de uma série de satélites destinados a garantir que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) possam se comunicar com a Terra.

[SAIBAMAIS]O satélite de acompanhamento e retransmissão de dados (TDRS-M) da Boeing, que custou 408 milhões de dólares, foi lançado em um foguete Atlas V que saiu de Cabo Canaveral, na Flórida, às 08h29 locais (9h29 de Brasília).

O satélite "apoiará as comunicações espaciais importantes até meados da década de 2020", disse a Nasa em comunicado.

Acrescentou que facilitará a comunicação Espaço-Terra para as operações da órbita terrestre baixa da Nasa, "assegurando que os cientistas, engenheiros e equipes da sala de controle possam ter acesso fácil a dados para missões como o telescópio espacial Hubble e a Estação Espacial Internacional".

Uma antena no satélite foi danificada no mês passada em uma instalação em Titusville, na Flórida. Foi reparada, mas o contratempo atrasou o seu lançamento em cerca de duas semanas.

O TDRS-M é o último dos 13 satélites deste tipo que foram lançados desde 1983.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação