Mundo

Finlândia investiga ataque com facadas como terrorismo

"Inicialmente o ato foi investigado como assassinato, mas durante a noite recebemos informações adicionais que indicam que foi um ataque terrorista", anunciou a polícia em um comunicado

Agência France-Presse
postado em 19/08/2017 09:14
Turku, Finlândia -A polícia investiga o ataque a facadas que deixou dois mortos na sexta-feira na cidade finlandesa de Turku como um ataque terrorista e identificou neste sábado o suposto autor, um marroquino de 18 anos.

"Inicialmente o ato foi investigado como assassinato, mas durante a noite recebemos informações adicionais que indicam que foi um ataque terrorista", anunciou a polícia em um comunicado.

"O suspeito é um cidadão marroquino de 18 anos", informa a nota oficial.

A polícia prendeu o agressor na sexta-feira em uma praça do centro de Turku, sudoeste do país, depois que ele foi atingido por um tiro em uma perna.

Uma pessoa faleceu no local do ataque e outra no hospital.

O balanço de feridos no ataque subiu de seis para oito pessoas: um italiano, dois suecos e cinco finlandeses.

As forças de segurança anunciaram a detenção de cinco pessoas em uma operação durante a madrugada em um apartamento de Turku, no âmbito da investigação sobre a agressão de sexta-feira.

"Aconteceu uma operação e agora temos seis suspeitos detidos, o principal e outros cinco", afirmou o comissário Markus Laine, do Escritório Nacional de Investigações.

"Investigamos o papel das outras cinco pessoas, mas ainda não temos certeza se elas têm um vínculo com o ataque", explicou.

"Vamos interrogá-las e depois poderemos revelar mais informações. Mas estas pessoas estiveram em contato com o principal suspeito", disse Laine.

A agressão aconteceu às 16H00 (10H00 de Brasília) de sexta-feira no centro da cidade portuária, em um bairro muito movimentado.

"Uma jovem gritou muito alto em uma esquina. Vimos um homem com uma faca na mão", contou uma testemunha, que não quis revelar o nome, ao canal público YLE.

O principal suspeito está hospitalizado por seu ferimento na perna. A polícia, que ignora suas motivações, ainda não conseguiu interrogá-lo.

Segundo a imprensa finlandesa, o jovem teria escolhido suas vítimas ao acaso, uma informação que Laine não confirmou em sua entrevista.

A polícia apreendeu um veículo Fiat Ducato supostamente vinculado ao ataque de sexta-feira.

O governo intensificou a segurança nos aeroportos e estações ferroviárias. Também aumentou o número de viaturas nas ruas.

Em junho, a Finlândia elevou o nível de risco de atentados no país, depois de identificar uma atividade do grupo Estado Islâmico (EI).

Até o momento não foi possível determinar se o ataque de Turku está relacionado com os círculos jihadistas.

"Se está vinculado (ao jihadismo) é mais ou menos uma continuação dos ataques na Europa", afirmou Leena Malkki, pesquisadora da Universidade de Helsinque.

Os principais suspeitos dos atentados que deixaram 14 mortos e mais de 100 feridos na quinta-feira e sexta-feira nas cidades espanholas de Barcelona e Cambrils também eram marroquinos, mas Malkki disse que não havia nenhum motivo para pensar que exista um vínculo entre as ações nos dois países.

"Muitos países europeus falam da radicalização dos jovens marroquinos", declarou.

"Temos que manter a calma, o ódio não é a resposta à ira", escreveu no Twitter o primeiro-ministro Juha Sipil;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação