Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polêmica na Espanha por ausência de barreiras físicas em Las Ramblas

"Não faz sentido falar agora do que poderia ter sido evitado com um obstáculo em Las Ramblas", disse à imprensa a prefeita da cidade, Ada Colau

Barcelona, Espanha -A ausência de obstáculos físicos em Las Ramblas de Barcelona gerou polêmica na Espanha, que a Prefeitura considera fora de contexto, dois dias depois do atentado executado nesta famosa avenida e que deixou 13 mortos.

"Não faz sentido falar agora do que poderia ter sido evitado com um obstáculo em Las Ramblas", disse à imprensa a prefeita da cidade, Ada Colau.

Desde sexta-feira, vários meios de comunicação e usuários das redes sociais multiplicaram comentários sobre a ausência destes obstáculos. Alguns, inclusive, pediram a demissão da prefeita, que teria ignorado as recomendações da Polícia nacional.

Colau se defendeu afirmando que "os autores do atentado queriam matar, e se não conseguissem entrar em Las Ramblas, o teriam feito em outro local".

"Não podemos encher de barreiras uma cidade como Barcelona", declarou.

Além disso, a Prefeitura afirmou que tais decisões são tomadas em reuniões entre o Estado, a Catalunha e Barcelona.

Na sexta-feira, o número dois da Prefeitura, o argentino Gerardo Pisarello, falou sobre a polêmica que começava, tuitando: "para deixar as coisas claras: jamais a Prefeitura de Barcelona se negou a colocar obstáculos".

"As medidas de segurança antiterroristas são determinadas pelas autoridades do Interior. A Prefeitura colabora e aplica estas instruções", acrescentou.

O Ministério do Interior espanhol recomendou às cidades que colocassem obstáculos nos locais mais frequentados para evitar atentados como os sofridos em Nice e Berlim.

No entanto, as autoridades locais de segurança não quiseram colocar obstáculos na área de Las Ramblas alegando que "já havia muitos obstáculos físicos: árvores, bancos, quiosques, postes etc. E colocar mais barreiras físicas poderia representar um perigo para o acesso dos veículos de emergência nesta zona tão frequentada", explicou à AFP uma porta-voz da Prefeitura de Barcelona.

O ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, não quis entrar na polêmica e se limitou a declarar que a Polícia fez a "recomendação" de colocar os obstáculos e a aplicação ficava a cargo de "cada Prefeitura".